top of page
Buscar
  • Foto do escritorGaturamo Outdoors

Bikepacking - Mirante do Boa Vista

Atualizado: 30 de set. de 2023

ushd

Uma rota criada ao acaso, uma aventura simples com acampamento de 1 noite e sensação de vários dias. Passando por rodovias, campos e pinheirais,

com direito a uma volta alternativa por vilarejos históricos. Conheça mais sobre o percurso, com registros e detalhes!



A ideia era tentar fazer algo bem rápido... com pouca carga e bastante diversidade no cenário. Inicialmente fomos até Rancho Queimado onde seria o ponto de partida.

O primeiro dia é um pedal super leve até o local de acampamento. Os 20 km iniciais são pela BR 282, estrada relativamente tranquila e com acostamento largo. A única parte que precisa de mais atenção é passando uma ponte, onde não existe acostamento... São 38 km em direção ao mirante Boa Vista. Ao subir para o mirante, a paisagem se transforma imediatamente em um cenário rodeado de campos e montanhas. Existe um local onde se pode conseguir água, é uma residência abandonada que fica no início do trajeto. O local é propriedade privada, mas tem acessso no final da cerca.


Caso não queira coletar água no local, recomendo levar no mínimo 5L para uso pessoal e consumo ao decorrer da noite. A rota foi feita entre 5 pessoas, assim aliviando peso da bagagem, podendo dividir os alimentos, a hidratação, barraca, entre outras coisas... No primeiro dia não há outra opção para repor água, mas como é um trajeto fácil... não se perde muito líquido do corpo.



O fim de tarde é incrível na base campi 1, é possível avistar muitas montanhas, até mesmo o famoso Soldado Sebold, bem ao fundo com muitas araucárias ao redor. O local bate pouco vento... conseguindo fazer uma ótima fogueira e finalizar a noite com bastante silêncio.



No segundo dia a brincadeira fica um pouco diferente. Não é nada extremo, mas exige maior esforço. Logo de cara começam uma sequência de barrancos, é possível pedalar em algumas partes. Ao chegar no fim desse trecho é necessário passar por um riacho, que acaba sendo uma boa opção para repor a água e se refrescar. Sempre bom ter em mãos algumas capsulas para limpar a água.


Mais a frente começa uma subida para acessar os pinheirais, a estrada é super danificada pelo motocross, com muitos buracos. O lugar é incrível, mas exige um pouco de paciência pois há partes impossíveis de pedalar.


Finalizando todo este trajeto estamos novamente no mirante Boa Vista. Assim que desce para a BR 282 tem um acesso que vai para Taquaras... onde o pedal volta a ser tranquilo e contemplativo, passando por diversas construções históricas e vilarejos, assim finalizando este circuito em direção a Rancho Queimado.


Dia 1:


Dia 2:


Relato escrito por Edu Wans, artista plástico, nosso amigo e correspondente do Journal Gaturamo. Artes, fotos e textos desse post são creditados a ele. Algumas fotos ao amigo Franco, também participante desse rolê. Agradecemos a todos que se dedicaram à essa leitura. E a todos que de alguma forma fomentam a cultura da bicicleta pelo mundo! Aproveitem as informações, nos mandem ideias, enfim, bons pedais e boa vida a todxs! (Leandro)



84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page