top of page
Buscar
  • Foto do escritorGaturamo Outdoors

Bikepacking / Região dos Lagos - Rio Milanês

Saímos de Blumenau às 07:30 da manhã de sábado em direção a cidade de Rio dos Cedros, mais especificamente na região dos lagos, na Barragem do Pinhal. Já acampamos várias vezes por lá, então é como estar em casa pra nós.

Da esquerda para direita: Fabrício - Sheldon - Sabel - Heloisa - Denise - Leandro - Laís

Fomos com os setups bem básicos e levamos apenas o necessário.

Na bike da Heloisa:

• Bagageiro dianteiro: Saco estanque (segunda pele + fleece + corta vento + meias + blusa limpa para pedalar domingo + saco de dormir - travesseiro inflável); Chinelo e rede.

• Porta garrafas com a caramanhola

• Porta volumes: câmera fotográfica

• Bolsa top tube: Celular; carteira e guloseimas

• Bolsa de quadro: Garrafa térmica; Erva de chimarrão; kit da cozinha (aparador do fogareiro/talheres/vela/bomba de chima); Kit higiene e farmácia (escova de dentes e pasta/ sabonete/remédios de emergência); Toalha de banho pequena; corta vento fino de pedalar; carregadores.

• Bolsa de selim com as ferramentas e kit reparos; cuia de chimarrão.

Na bike do Leandro:

• Bagageiro dianteiro: Barraca; saco de dormir; chinelo; kit ferramentas; alcool

• Porta garrafas com a caramanhola

• Porta volumes: câmera fotográfica

• Bolsa top tube: Celular; carteira e guloseimas

• Bolsa de quadro: Kit cozinha (panela/ espiriteira); Isolante térmico inflável de casal; corta vento; lanterna; bomba de pneu.

• Bolsa de selim: Roupas (segunda pele + fleece + meia + bermuda + camiseta)

No sábado percorremos 79,23 km com 1.105m de elevação acumulada. Maior parte do trecho é asfalto (60%) e 40% estradas de terra.

Últimos trechos de asfalto antes do estradão. E a maior subida começa.

A subida para Barragem do Pinhal tem uma vista privilegiada dos vales da região.

Quando chegamos na pequena comunidade do alto cedro tivemos a surpresa de ter um baile na igreja, logo fomos nos enturmando quando conhecemos a dona Lucia, que nos convidou para entrar e comer uma cuca com café, tudo de graça, era para comunidade, a gente mortos da fome depois da pirambeira que subimos, logo nos chegamos e por lá ficamos até fim da tarde. Quando o ônibus estava levando a galerinha da terceira idade do baile embora ainda nos deram um tchau super animado <3

Depois fomos pro local onde iríamos acampar que ficava a uns 4km do baile.

Chegamos no acampamento já estava anoitecendo, montamos tudo, tomamos banho de gato na barragem e ficamos curtindo a noite, conversando, cozinhando e depois dormimos.

Todos os dias, a típica neblina sobre a barragem ao amanhecer.

Depois o sol se pronuncia.

Pela manhã, água no fogo, todo mundo esqueceu o café, mas o chimas... nunca falta.

Mateamos e logo fomos organizando nossas coisas, por conta do sereno deixamos as barracas pegando um solzinho igual totens para secar a umidade da manhã, tínhamos tempo e preguiça rrsrs, afinal domingo íamos só descer...

Depois de arrumar tudo e seguir caminho, ainda paramos na Feirinha do Pinhal, uma venda de produtos coloniais e mercearia, fizemos um café/banquete lá, pão caseiro com manteiga, cuca de nata, bolo de chocolate e muito café, custou no rachão R$11 reais pra cada, foi nosso almoço pois já era 11:30. Ainda demos um tempo por lá e as 13hrs começou a volta pra casa.

Decidimos fazer outro caminho na volta, pegamos uma estrada até a Represa do Palmeiras, subimos mais uns morrinhos e logo estávamos na barragem vizinha.

Da Represa do Palmeiras seguimos pela Estrada Geral Rio Bonito.

Ainda seguindo o trajeto do circuito, pegamos a Estrada Geral Rio Milanês.

A descida é íngreme e muito bonita, cercada por Mata Atlântica e os vales no horizonte.

Depois voltamos pelo nosso tradicional caminho da roça até Blumenau, totalizando 87km e 736m de acumulo de elevação. É sempre um prazer pedalar com os amigos, parceria gigante e sintonia na hora de tomar decisões e curtir o caminho. Aguardamos o próximo pedal.

73 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Unknown member
Jul 28, 2022

Rolezao foda demais! Só boas energias e muita risada com essa galera!!